pajé cultural
Após uma longa viagem pelas Américas, os fundadores da Pajé Cultural se reuniram com o objetivo de criar uma produtora audiovisual diferenciada. Suas produções apresentam temas de relevância sócio-cultural e artística. Nos interessam histórias e ideias criativas, fazer da imagem uma potência de transformação.
Sua primeira produção, o curta metragem de ficção “Oleguns Olo Fê” entrou para a Seleção Oficial do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro em 2014. Foi também exibido nos festivais MIMO (2014), Visões Periféricas (RJ,2014) e licenciado para o canal de TV por assinatura CinebrasilTV.
Ao longo dos últimos 5 anos, foram dezenas de produções independentes ou realizadas através de parcerias que, tanto no campo do documentário como da ficção, fizeram a produtora viajar por distintos países e ser reconhecida em um núcleo emergente de cineastas. Entres as principais parcerias realizadas estão as seguintes organizações: ONU/ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), AHF (Aids Healthcare Foundation), Ministério do Trabalho, FIST (Frente Internacionalista do Sem Teto), IETS (Instituto de Estudos sobre o Trabalho e Sociedades), APREA (Associação Paranaense de Expostos ao Amianto e ao Agrotóxico), CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Estatisticas), Caritas-RJ, Abraço Cultural, CineBrasilTv, Pantera Filmes (Itália/EUA), Encripta, PUC-RIO (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ), UFRJ ( Universidade Federal do Rio de Janeiro ), entre outras. Em cooperação com outras produtoras, realizou conteúdos para canais de TV por assinatura e para o Cinema.
No ano de 2017, a produtora realizou seu primeiro longa metragem de ficção, o “Delírius Insurgentes”. Este foi exibido em dois festivais internacionais, Festival Internacional de Durban e festival IMPAC, ambos na África do Sul em 2017, e também licenciado para o canal de TV por assinatura CinebrasilTv em 2018.
Também em 2018, finalizou sua primeira série documental, “Cidadãos do Mundo” exibida em diversas plataformas de vídeo on demand.
No âmbito educacional, a produtora realizou cursos de cinema para jovens da rede municipal de ensino, em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura da cidade do Rio de Janeiro, além de realizar distintas oficinas, cursos e video-aulas para o aprimoramento de profissionais na produção audiovisual.
Atualmente a produtora se encontra em pré-produção e desenvolvimento de suas próximas obras de ficção e documentário.

